Grupo 01 - Tópicos a desenvolver individual e grupo.
Crise de 1929
1- Desenvolver o contexto sobre a transformação do capital liberal em capitalismo intervencionista e seus reflexos na economia mundial.
2- sobre a economia explicar: os vícios, raízes no monopólio
3- na política: estratégias de produção
4- no trabalho: ênfase na denominada Quinta feira do desespero
5- Repercussões mundiais da Crise americana
6- Fatos da Crise e o descrédito do clássico Liberal
7- Atitudes política Americana frente aos problemas
8- Porque a União Soviética não sofreu os efeitos da Crise financeira de 1929.
____________________________________________________________________
Grupo 02- Tópicos a desenvolver individual e grupo
New Deal
1- Características e objetivos do Programa e delimitar posição partidária
2- Fatores determinantes de atuação nos diversos ramos econômicos
3- Mudanças do papel social feminino
4-Características das relações internacionais do Pos Guerra que contrariam as previsões otimistas de Roosevelt
5- Resultados atingidos pelo New Deal
______________________________________________________________________
Grupo 03- Tópicos a desenvolver individual e grupo
Nazismo
1- Ideologias Nazistas sobre:
* Racismo
* totalitarismo
* anticomunista
* nacionalista
2- - As motivações que levaram os conservadores e comunistas a permitir a chegada de Hitler no poder.
3- Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich
4- Economias Alemã e seu desenvolvimento sob o governo de Hitler, em que setores foram benéficos
5- A Doutrina de Hitler – conseqüências das ações
______________________________________________________________________
Grupo 04- Tópicos a desenvolver individual e grupo
Fascismo:
1- A doutrina de Mussolini e seus ideais
2- Repercussões das doutrinas totalitárias de inspiração nazi-facista no Brasil
3- Recursos utilizados por Mussolini para conquistar o poder
4- Propósitos de Mussolini ao dedicar atenção à educação.
5- Compare: o fascismo, nazismo e stalinismo, destacando as características comuns desse regime políticos.
Grupo 5 -Tópicos a desenvolver individual e grupo
Segunda Guerra Mundial
1- Razões mundiais do conflito
2- Identifiquem as nações do Eixo e as Nações aliadas que se enfrentaram na Segunda Guerra
3- Ofensiva do Eixo sobre a França
4- Participações alemãs na Guerra Civil Espanhola
5- Inglaterra X Soviética na guerra
6- Estados Unidos e Japão
7- O fim da luta na Europa (aliados e o grande Conselho Fascista)
8- O dia D (operação Overlord)
9- A bomba atômica e o fim da Guerra
____________________________________________________________
Grupo 6-Tópicos a desenvolver individual e grupo A Europa Pos Guerra
1- Negociação entre aliados
2- 1945 a Era da Guerra Fria e o equilíbrio de forças entre 2 blocos
3- Conferencia de Ialta 1945
4-Conferência de Potsdan 1945
5- Criação da ONU
6- Plano Marshall
7- OTAN
______________________________________________________________________
Grupo 7 - Tópicos a desenvolver individual e grupo
ERA Vargas - o BRASIL Pos Guerra
1- Três períodos do Governo Vargas:
*Provisório
* Constitucional
* Estado Novo
2- características políticas e trabalhistas
3-medidas de incentivo industrial
4-relação entre a 2ª Guerra e a queda do Estado Novo.
5- porque a luta contra o nazifascismo significa uma contradição política no Estado Novo
6- Nacionalismo e populismo no regime político de Vargas.
7-Inovações introduzidas pela CF de 1934
2º anos
Grupo 01 – Cap 01 : As culturas indígenas americanas
1- descrever os povos Astecas, Maias e Incas no seguinte contexto:
* na educação e arte
* na religião
* meios de produção e comercio
* organização de governo
2- Contextualizar a herança cultural para sec XXI dos Mais, Astecas e Incas nas atuais regiões, definindo o principal legado turístico e técnicas de aprendizado.
Grupo 02- Cap 05 As atividades econômicas na America portuguesa
1- Sintetizar os motivos da implantação das capitanias hereditárias, seu funcionamento e resultados obtidos, explorar a carta de Doação e Carta Floral.
2- Para o Brasil o que mudou com a criação do Governo geral em termos políticos e administrativos.
3- O papel das câmaras municipais
4- Na agricultura como era definido o sistema de plantation
5-Contribuição da Igreja para a região Amazônica e seus principais objetivos
Grupo 03- Cap 006: Colonização Espanhola no Brasil em 1580
1- União Ibérica e suas conseqüências para o Brasil
2- Companhias das Índias Ocidentais, finalidade de atuação
3- Invasão Holandesa na Bahia e Pernambuco ( Guerra dos Mascates) –razões políticas e econômicas
4- Governo de Nassau ( 1637-1644)
Grupo 04 Cap. 06 --seqüência
5- Dinastias de Bragança e a expulsão dos holandeses
6- Crises da economia portuguesa como termino da União Ibérica
7- Tratado de Methuen(conhecido como Tratado de Panos e vinhos) entre Portugal e Inglaterra.
Grupo 05- Cap. 07 : A mineração no Brasil Colonial
1- Principais frentes de ocupação territorial:* expedições militares e sua participação no Brasil
* Bandeirantes (características)
* Padres jesuítas ( papel social)
2- Expedições Entradas e seu limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas
Grupo 06 – Cap. 07 Seqüência
1- Expedição Bandeiras e seu limite da linha de Tordesilhas e a formação da capital dos bandeirantes
2- Tipos do Bandeirismo:
* Apresador
* Prospector
* Sertanismo de contrato
Grupo 07 Cap – 7 Seqüência
Monções - conceito e atividades do Bandeirismo de comercio e suas respectivas finalidades
2- Interesses religiosos e econômicos das missões de Aldeamento
3- Motivos da proibição da criação de gado no litoral pela Coroa e os interesses mercantilistas
Grupo 08 – Revoltas : Cap 07 Seqüência
1- A revolta de Becman no Maranhão(1684) e as conseqüências e motivos para os povos indígenas
2- Guerra dos Emboabas, conflitos entre paulistas e portugueses, porque a denominação emboabas.
3- Intendência da Minas criada em 1702 no esquema administrativo português e sua forma de atuação no controle judicial e tributário das lavras.
Datas das avaliações Mensais: individuais e grupo participantes do Seminário
* Confira as datas e observe que:
* As avaliações são em aulas subseqüentes
* Não faremos nesse bimestre, avaliação mensal escrita, com exceção do relatório dos grupos
* Ao final do seminário, disponibilizarei bateria de exercícios para os interessados, visando um bom resultado na prova bimestral.
Bons Estudos!!!
Grupos | 3B | 3D | 3E | 3G | 2D | 2E | |||
01 | 11/05 | 11/05 | 09/05 | 09/05 | 09/05 | 09/05 | 09/05 | 11/05 | 11/05 |
02 | 12/05 | 12/05 | 13/05 | 13/05 | 11/05 | 11/05 | 12/05 | 13/05 | 13/05 |
03 | 18/05 | 18/05 | 16/05 | 16/05 | 16/05 | 16/05 | 16/05 | 18/05 | 18/05 |
04 | 19/05 | 19/05 | 20/05 | 20/05 | 18/05 | 20/05 | 19/05 | 20/05 | 20/05 |
05 | 25/05 | 25/05 | 23/05 | 23/05 | 23/05 | 23/05 | 23/05 | 25/05 | 25/05 |
06 | 26/05 | 26/05 | 27/05 | 27/05 | 25/05 | 27/05 | 26/05 | 27/06 | 27/05 |
07 | 01/06 | 01/06 | 30/05 | 30/05 | 30/05 | 30/05 | 30/05 | 01/06 | 01/06 |
08 | 03/06 | 03/06 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário