sexta-feira, 29 de abril de 2011

Planejamento aulas 2º Bimestre todas as turmas

Grupo 01 - Tópicos a desenvolver individual e grupo.

Crise de 1929

1- Desenvolver o contexto sobre a transformação do capital liberal em capitalismo intervencionista e seus reflexos na economia mundial.
2- sobre a economia explicar: os vícios, raízes no monopólio
3- na política: estratégias de produção
4- no trabalho: ênfase na denominada Quinta feira do desespero
5- Repercussões mundiais da Crise americana
6- Fatos da Crise e o descrédito do clássico Liberal
7- Atitudes política Americana frente aos problemas
8- Porque a União Soviética não sofreu os efeitos da Crise financeira de 1929.
____________________________________________________________________

Grupo 02- Tópicos a desenvolver individual e grupo
 New Deal
1- Características e objetivos do Programa e  delimitar posição partidária
2- Fatores determinantes de atuação nos diversos ramos econômicos
3- Mudanças do papel social feminino
4-Características das relações internacionais do Pos Guerra que contrariam as previsões otimistas de Roosevelt
5- Resultados atingidos pelo New  Deal
______________________________________________________________________

Grupo 03- Tópicos a desenvolver individual e grupo
Nazismo 
1- Ideologias Nazistas sobre:
* Racismo
* totalitarismo
* anticomunista
* nacionalista
2- - As motivações que levaram os conservadores e comunistas a permitir a chegada de Hitler no poder.
3- Quais os princípios  nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich
4- Economias  Alemã e seu desenvolvimento sob o governo de Hitler, em que setores foram benéficos
5- A Doutrina de Hitler – conseqüências das ações                                       
______________________________________________________________________


 Grupo 04- Tópicos a desenvolver individual e grupo
 Fascismo:
1- A doutrina de Mussolini e seus ideais
2- Repercussões das doutrinas totalitárias de inspiração nazi-facista no Brasil
3- Recursos utilizados por Mussolini para conquistar o poder
4- Propósitos de Mussolini ao dedicar atenção à educação.
5- Compare: o fascismo, nazismo e stalinismo, destacando as características comuns desse regime políticos.


Grupo 5 -Tópicos a desenvolver individual e grupo
Segunda Guerra Mundial
1- Razões  mundiais do conflito
2- Identifiquem as nações do Eixo e as Nações aliadas que se enfrentaram na Segunda Guerra
3- Ofensiva do Eixo sobre a França
4- Participações alemãs na Guerra Civil Espanhola
5- Inglaterra X Soviética na guerra
6- Estados Unidos e Japão
7- O fim da luta na Europa (aliados e o grande Conselho Fascista)
8- O dia D (operação Overlord)
9- A bomba atômica e o fim da Guerra

____________________________________________________________


 Grupo 6-Tópicos a desenvolver individual e grupo A Europa Pos Guerra

1- Negociação entre aliados
2- 1945 a Era da Guerra Fria e o equilíbrio de forças entre 2 blocos
3- Conferencia de Ialta 1945
 4-Conferência de Potsdan 1945
 5- Criação da ONU
6- Plano Marshall
7- OTAN

______________________________________________________________________

Grupo 7 -  Tópicos a desenvolver individual e grupo
ERA Vargas - o BRASIL Pos  Guerra
1- Três períodos do Governo Vargas:
*Provisório
* Constitucional
* Estado Novo
2- características políticas e trabalhistas
3-medidas de incentivo industrial
4-relação entre a 2ª Guerra e a queda do Estado Novo.
5- porque a luta contra o nazifascismo significa uma contradição política no Estado Novo
6- Nacionalismo e populismo no regime político de Vargas.
7-Inovações introduzidas pela CF de 1934

2º anos

Grupo 01 – Cap  01 : As culturas indígenas americanas

1- descrever  os povos Astecas, Maias e Incas no seguinte contexto:

  * na educação e arte
* na religião
* meios de produção e comercio
* organização de governo

2- Contextualizar a herança cultural para  sec XXI dos Mais, Astecas e Incas nas atuais regiões, definindo o principal legado turístico e técnicas de aprendizado.


Grupo 02- Cap 05 As atividades econômicas na America portuguesa

1- Sintetizar os motivos da implantação das capitanias hereditárias, seu funcionamento e resultados obtidos, explorar a carta de Doação e Carta Floral.

2- Para o Brasil o que mudou com a criação do Governo geral em termos políticos e administrativos.

3- O papel das câmaras municipais

4- Na agricultura como era  definido o sistema de plantation

5-Contribuição da Igreja para a região Amazônica e seus principais objetivos


Grupo 03- Cap 006: Colonização Espanhola no Brasil em 1580

1- União Ibérica e suas conseqüências para o Brasil
2- Companhias das Índias Ocidentais, finalidade de atuação
3- Invasão Holandesa na Bahia e Pernambuco ( Guerra dos Mascates) –razões políticas e econômicas
4- Governo de Nassau ( 1637-1644)


Grupo 04   Cap. 06  --seqüência

5- Dinastias de Bragança e a expulsão dos holandeses
6- Crises da economia portuguesa como termino da União Ibérica
7- Tratado de Methuen(conhecido como Tratado de Panos e vinhos) entre Portugal e Inglaterra.

Grupo 05- Cap. 07 : A mineração no Brasil Colonial

1- Principais frentes de ocupação territorial:* expedições militares e sua participação no Brasil
                                                                       * Bandeirantes (características)
                                                                        * Padres jesuítas ( papel social)
                                                                        2- Expedições Entradas e seu limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas


Grupo 06 – Cap. 07 Seqüência

1- Expedição Bandeiras e seu limite da linha de Tordesilhas e a formação da capital dos bandeirantes
2- Tipos do Bandeirismo:
                                             * Apresador
                                              * Prospector
                                              * Sertanismo de contrato


Grupo 07 Cap – 7 Seqüência

Monções - conceito e atividades do Bandeirismo de comercio e suas respectivas finalidades
2- Interesses religiosos e econômicos das missões de Aldeamento
3- Motivos da proibição da criação de gado no litoral pela Coroa e os interesses mercantilistas


Grupo 08 – Revoltas : Cap 07 Seqüência

1-  A revolta de Becman no Maranhão(1684)  e as conseqüências  e motivos para os povos indígenas

2- Guerra dos Emboabas, conflitos entre paulistas e portugueses, porque a denominação emboabas.

3- Intendência da Minas criada em 1702 no esquema administrativo português e sua forma de atuação no controle judicial e tributário das lavras.

4-A Revolta de Vila Rica e a relação de trabalho nas Casas de Fundição

Datas das avaliações  Mensais: individuais e grupo participantes do Seminário

* Confira as datas e observe que:
* As avaliações são em aulas subseqüentes
* Não faremos nesse bimestre, avaliação mensal escrita, com exceção do relatório dos grupos
* Ao final do seminário, disponibilizarei  bateria de exercícios para os interessados, visando um bom resultado na prova bimestral.
Bons Estudos!!!
 



Grupos
3 A
3B
3C
3D
3E
3F
3G
2D
2E
01
11/05
11/05
09/05
09/05
09/05
09/05
09/05
11/05
11/05
02
12/05
12/05
13/05
13/05
11/05
11/05
12/05
13/05
13/05
03
18/05
18/05
16/05
16/05
16/05
16/05
16/05
18/05
18/05
04
19/05
19/05
20/05
20/05
18/05
20/05
19/05
20/05
20/05
05
25/05
25/05
23/05
23/05
23/05
23/05
23/05
25/05
25/05
06
26/05
26/05
27/05
27/05
25/05
27/05
26/05
27/06
27/05
07
01/06
01/06
30/05
30/05
30/05
30/05
30/05
01/06
01/06
08







03/06
03/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário