2º anos
Caros alunos essas questões está na seleção para o Simulado e prova, alem das atividades do livro ok.
Estudemmmm!!!!
RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES A América pré-colombiana e a colonização da América 1. A América Pré-colombiana: Diversidade: A América, antes da chegada dos europeus em 1492, era densamente habitada. Estima-se entre 80 a 100 milhões o número de habitantes do continente naquele período. Havia grupos em vários estágios de desenvolvimento, desde grupos semi-nômades que usavam a agricultura de maneira não generalizada – como os índios encontrados no Brasil – até as grandes civilizações Inca, Asteca e Maia. Os maias tinham como organização a cidade-estado e desapareceram como civilização antes da chegada dos europeus. Os incas e astecas se organizavam em grandiosos impérios onde hoje ficam aproximadamente o Peru e o México. Ambas as civilizações foram destruídas pelos espanhóis.
. Traços gerais das colonizações: Todas as dominações feitas pelos diversos povos europeus foram marcadas pela extrema violência dos brancos e pelo objetivo maior da colonização, o enriquecimento dos conquistadores e de seus países de origem.
. O Colonialismo: A colonização da América se deu dentro do quadro do mercantilismo europeu, ela buscava o enriquecimento da nação de origem. A colônia deveria se especializar na produção de produtos primários de alto valor no mercado europeu, como o ouro, a prata, o açúcar, o tabaco, o algodão, o cacau, etc.
Esses produtos só podiam ser vendidos para a metrópole colonizadora – é o exclusivo comercial – que revenderia os mesmos produtos no mercado europeu. A metrópole vendia também produtos manufaturados do reino para as colônias e estas eram proibidas de produzir qualquer artigo que concorresse com a produção metropolitana. Também importante era o comércio de mão-de-obra, o tráfico de escravos africanos e indígenas que davam tanto lucro aos comerciantes metropolitanos e locais. Esses princípios norteavam todas as colonizações na América, com a exceção de regiões conquistadas mas não colonizadas, como o Norte das treze colônias inglesas e outras poucas regiões da América.
. A colonização espanhola: Segundo o Tratado de Tordesilhas de 1494 – que em seguida não foi respeitado – a Espanha ficaria com a maior parte do continente americano. Os espanhóis foram o primeiro povo europeu a chegar nas novas terras, o primeiro a achar grandes riquezas e a iniciar a colonização no início do XVI. Logo, foi descoberto ouro no México asteca e prata em grande quantidade no Império Inca, regiões do atual Peru e Bolívia. Fez-se uma grande empreitada mineradora, usando-se mão-de-obra compulsória (obrigatória) indígena, seguindo formas de trabalho que existiam na região antes da chegada dos europeus.
Outras áreas da América hispânica se especializaram na pecuária, agricultura e atividade portuária em função daquelas áreas mineradoras. . Colonização portuguesa: Um pouco mais tardia que a espanhola, foi especializada na produção de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar e derivados na costa Nordeste do Brasil atual, utilizando-se do trabalho escravo indígena e africano. No XVIII, houve forte mineração de ouro e diamante no interior do território, com a utilização do mesmo tipo de mão-de-obra.
. Colonização francesa: Mais atrasada, deu-se em regiões teoricamente já dominadas pelas potências ibéricas, como Quebec (leste do Canadá atual), Louisiana (atual região dos EUA), na costa portuguesa fundando cidades como o Rio de Janeiro e São Luiz – depois reconquistado pelos portugueses –, no Haiti e outras localidades. No século XVIII, desenvolveu uma poderosa produção escrava açucareira no Haiti.
. Colonização inglesa: A mais tardia deu-se apenas no século XVII, majoritariamente na costa Leste da América do Norte. Na faixa Sul do território, desenvolveu-se a colonização de fato com grandes propriedades e trabalho escravo que produziam tabaco, açúcar e outros produtos para exportação. No Norte do território, não há colonialismo – ou pacto colonial –, há apenas uma faixa livre de terra para onde perseguidos religiosos e políticos de toda a Europa fugiam. Lá, eles se estabeleciam gratuitamente em pequenas propriedades.
. Colonização holandesa: De menor importância, estabeleceu territórios nas Antilhas e no Norte da América do Sul – o atual Suriname – principalmente com produção de cana-de-açúcar. Muito importante também foi a ocupação holandesa no Nordeste da América portuguesa de 1630 a 1654.
EXERCÍCIOS
(UFPA) Questão 1: Em 1533, ao descobrir a cidade de Cuzco, os espanhóis ficaram impressionados com o plano harmonioso de suas dimensões. O edifício mais notável da cidade era o Templo do Sol, o que revela a importância do culto solar, tanto que o Imperador Inca
A - ao ser investido no cargo era transformado em “filho do Sol”, constituindo-se mediador privilegiado nas relações deste mundo com o sobrenatural.
B - assumia o controle de todas as cerimônias religiosas, visto que o imperador era considerado da linhagem dinástica de Manko Kapaq.
C - desposava uma irmã, o que o envolvia cada vez mais com os laços familiares, tornando o incesto uma instituição necessária à manutenção da dinastia de Kapaq.
D - era apresentado como “órfão e pobre”, embora reconhecesse o grupo de parentesco como condição necessária para que fosse reconhecido como “filho do Sol” e tivesse o direito de morar no Templo do Sol.
E - estabelecia alianças com outras dinastias Incas, com o propósito de fortalecer o mito de Manko Kapaq e garantir a perpetuação de uma linhagem, ao mesmo tempo, divina e terrena.
(EMESCAM/ES) Questão 2: Sobre a colonização inglesa nas suas TREZE COLÔNIAS - Na América do Norte, podemos afirmar:
A - A colonização inglesa nessas Treze Colônias foi no sentido de produzirem produtos tropicais voltados para a exportação.
B - As colônias do Norte produziam artigos tropicais, utilizando a mão-de-obra escrava e, por isso são chamadas colônias de exploração.
C - As colônias de povoamento foram povoadas, na sua maioria, por europeus que fugiam da EUROPA, devido a perseguição religiosa. Por isso faziam da América não um lugar de enriquecimento rápido, mas a nova pátria.
D - As Colônias do Sul, por terem um clima semelhante ao europeu, produziam gêneros de subsistência em pequenas propriedades utilizando mão-de-obra livre.
E - A Inglaterra sempre se preocupou em explorar, ao máximo, todas as Treze Colônias porque o lucro obtido por elas superava ao de todas as colônias inglesas existentes nos diversos continentes.
(UEA/AM) Questão 3: A respeito da América colonial espanhola, assinale a afirmativa incorreta.
A - O sistema de frotas e os fortes meios de proteção dos galeões de prata contribuíram para intensificar o contrabando e a corrupção das autoridades.
B - A Casa de Contratação, sediada em Sevilha, tinha o controle do comércio e da navegação entre a Espanha e suas colônias americanas sob o regime de portos únicos.
C - O declínio da mineração de prata, na segunda metade do século XVII, enfraqueceu a
Espanha e provocou a gradativa descentralização das atividades econômicas coloniais.
D - A dificuldade de acesso ao mercado africano de escravos e o combate dos jesuítas à escravidão levou à adoção de novas formas de servidão, como a mita e a encomienda.
E - No século XVIII, os reis de Espanha começaram a fazer concessões, como o permiso e o asiento, amenizando o sistema de exclusividade.
(UNIFOR/CE) Questão 4: As grandes navegações dos séculos XV e XVI operaram uma verdadeira revolução comercial, trazendo mercado amplamente vantajoso para a burguesia européia. Em relação aos resultados da expansão ultramarina, pode-se afirmar que os:
A - ingleses assumiram a liderança do comércio quando promoveram o deslocamento do eixo econômico do Oceano Índico para o Mar Mediterrâneo.
B - italianos, principalmente os genoveses e os venezianos, assumiram a liderança do comércio europeu, promovendo a acumulação de capitais.
C - espanhóis ficaram isolados comercialmente porque estavam envolvidos em conflitos para expulsar os povos muçulmanos do seu território.
D - europeus, com o objetivo de expandir o comércio e de propagar a fé cristã, destruíram patrimônios culturais em outras regiões do mundo.
E - portugueses realizaram tardiamente a expansão, pois tinham poucos conhecimentos tecnológicos voltados para o setor de construção naval.
(FUVEST/SP) Questão 5: “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas...” Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1466. “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” Pablo Neruda, 1904 – 1973. 3 As duas frases acima colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
A - a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
B - o conflito entre populações indígenas, rivais, estimulado pelos colonizadores.
C - a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.
D - a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.
E - a série de doenças trazidas pelos espanhóis (varíola, tifo e gripe), para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
(UFPR) Questão 6: “...as minas americanas foram devoradoras de índios fornecidos pela mita (rezava-se por eles o ofício dos mortos antes da partida).”
(CHAUNU, Pierre. História da América Latina. São Paulo: Difel, 1979, p. 55.)
Sobre a mita, é correto afirmar:
A - Era, a designação do repartimiento de índios nas regiões andinas e remetia à existência de instituição similar no período pré-colombiano.
B - Era uma categoria de escravidão indígena que separava, em caráter definitivo, os índios de suas comunidades.
C - Era a forma de colonização espanhola mais importante na Indo-América e consistia na incorporação de terras para a mineração.
D - Era um contingente de trabalhadores composto principalmente de mestiços, filhos de espanhóis e índios já desligados de suas comunidades de origem nas regiões andinas.
E - Era também conhecida como peonage, constituída por índios que recebiam algum dinheiro, rações de alimentos, uma cabana, um lote de subsistência e crédito no armazém.
(UFPA) Questão 7: Em 1532, antes de ser aprisionado pelo conquistador Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa afirmou: “No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade.” Citado por POMER, Leon. “Os incas”. In: História da América Hispano- Indígena. São Paulo: Global, 1983, p. 32.
Sobre o tipo de dominação política inca exercida pelo imperador Atahualpa, é correto afirmar:
A - Nos postos mais elevados da hierarquia social, havia uma autocracia representada Inca, de caráter religioso e hereditário.
B - O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus súditos.
C - O Império Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indígena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos.
D - O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Império, subordinados diretamente ao Inca.
E - O poder ilimitado do Inca tinha o caráter apenas sagrado, sem interferência no âmbito econômico e nem nas formas de organização social indígena.
(UFMS) Questão 8: Na América Espanhola, duas formas de exploração do trabalho indígena foram bastante recorrentes na organização, no desenvolvimento e na manutenção da produção econômica colonial. Elas ficaram conhecidas como:
A - cuatequil e esclavización;
B - Esclavitud real e trabajo criollo;
C - mita e encomienda;
D - guerra de conquista e catequese;
E - ayllu e curaca.
(UNIRIO/RJ) Questão 9: A colonização européia sobre o continente americano, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, manifestou-se em formas variadas de ocupação da terra e de exploração do trabalho que criaram uma diversidade sócio-econômica na América Colonial. A alternativa que apresenta corretamente uma afirmativa sobre a colonização européia no continente americano é:
A - Na América espanhola, a extração nas minas de ouro e prata utilizou o trabalho indígena forçado e de baixa remuneração através da “mita”, o que favoreceu o extermínio da população indígena, enquanto a “encomienda” utilizava escravos de origem africana nas fazendas.
B - Na América inglesa, as colônias de povoamento constituíram-se a partir de latifúndios exportadores que incrementaram as práticas comerciais livres desenvolvidas a partir do extrativismo de produtos locais altamente rentáveis no comércio europeu, tais como madeira e peles.
C - Na América inglesa, as colônias de exploração favoreceram o desenvolvimento de atividades econômicas, baseadas no trabalho livre, que forneciam produtos manufaturados para o mercado interno americano e caribenho.
D - Na América portuguesa, a ocupação e o povoamento da terra basearam-se no estabelecimento de monopólios metropolitanos exercidos por um grupo mercantil dedicado à exploração econômica e administrativa da colônia.
E - Na América francesa, a ocupação territorial foi promovida a partir de pequenas e médias propriedades agrícolas, exploradas com base no trabalho de escravos e colonos, controlados pelas Companhias de Comércio e Navegação francesas e holandesas.
(UFSCAR/SP) Questão 10: Foi portanto como (...) prêmio de vitória que foram dados os índios aos espanhóis (...) Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse tão distante do Rei, não podia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descoberto e conquistado não o guardassem (...) acostumando os índios às nossas leis (...) Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomendadero do trabalho do índio.
Este texto foi escrito pelo cronista José da Costa, no século XVI. Para entendê-lo, é importante considerar que, na sociedade colonial hispano-americana, no período da conquista da América, os índios:
A - tinham uma posição social semelhante aos guachupines, que eram brancos pobres trazidos da Europa para trabalhar na lavoura, com direito também de exercer ofícios artesanais;
B - eram considerados como simples instrumentos de trabalho e podiam ser comprados, vendidos e doados, sendo utilizados na agricultura, nas minas, no transporte de mercadorias e nos serviços domésticos;
C - permaneceram no regime de trabalho existente antes entre os incas, chamado de cuatequil, no qual eram submetidos a uma servidão na agricultura, com fixação na terra e na comunidade originária;
D - foram utilizados como mão-de-obra a partir da encomienda e da mita, sendo que no primeiro caso eram confiados a um espanhol a quem pagavam tributo sob a forma de prestação de serviço;
E - transformaram-se em súditos do rei da Espanha e deviam pagar a ele tributos, através da entrega periódica de metais preciosos e da prestação de serviços em terras comunais, inclusive mulheres e crianças.
(UFMG) Questão 11: Leia este trecho:... “não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários do continente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dos invasores encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária e complicada”.BOLÍVAR, Simón, Carta de Jamaica, 1815.Ao escrever esse texto, o autor refere-se à situação ambígua dos:
A - criollos, formados na tradição européia, mas identificados com o Novo Continente;
B - escravos negros americanos, que perderam seus laços culturais com a África;
C - mulatos libertos nascidos na América, divididos entre diferentes tradições culturais;
D - cholos, indígenas educados por europeus, afastados das suas raízes identitárias originais.
(UFC) Questão 12: Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela Metrópole Portuguesa visaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Assinale a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa Portuguesa adotou para atingir esses objetivos:
A - Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B - Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes que garantiriam uma produção crescente de açúcar.
C - Dividiu o território em Governações Vitalícias , cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
D - Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
E - Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
(UFMG) Questão 13: Leia estes trechos em que se trata das relações de trabalho nas colônias espanholas da América:
I. As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, “que passavam a explorar-lhes o
sobre trabalho sem, contudo, escravizar os índios. [...] podiam exigir tributos em gêneros
[...] ou prestações de trabalho...” Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender
as aldeias e evangelizar os índios.
II. “Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...] Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim que pudessem pagar o tributo régio.”
III. “Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. [...] o trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya (onde retirava alimentos, roupas, etc.), além de um lote mínimo de subsistência.” (VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.) Considerando-se as formas de exploração do trabalho indígena neles descritas, os trechos I, II e III referem-se, respectivamente, a:
A - peonaje, ejidos e plantation;
B - ayllu, plantation e obrajes;
C - encomienda, mita e peonaje;
D - obrajes, ayllu e ejidos.
(UEL/PR) Questão 14: Em termos demográficos a conquista da América pelos espanhóis revelou-se uma tragédia. A esse respeito, vários autores destacam o caso do México Central, afirmando que entre os séculos XVI e XVII ocorreu uma dizimação das populações indígenas. Vários fatores contribuíram para esse genocídio. Sobre eles, considere as afirmativas a seguir:
I. Foi decisiva a ação dos espanhóis na desocupação das terras dos nativos, visando à exploração agrícola extensiva aos moldes europeus do período.
II. Um fator importante foi a intensa utilização da mão-de-obra indígena na construção das cidades e no processo de mineração.
III. Foi fundamental a profunda alteração efetuada pelos europeus no sistema produtivo e cultural das populações ameríndias, que levou fome e doenças às comunidades.
IV. A crise demográfica foi influenciada pela disseminação entre os membros das comunidades indígenas de atitudes, como suicídio, infanticídio, abortos e abstinência sexual entre os casais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A - I e II.
B - I e III.
C - III e IV.
D - I, II e IV.
E - II, III e IV.
(UFPel/RS) Questão 15: A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas:
I. Os indígenas, na América, desde a época do descobrimento, sofreram um processo de violência cultural, que provocou a atual situação dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas.
II. A imposição do cristianismo aos indígenas (afirmada em preceitos dogmáticos no período de expansão do território ibérico) destruiu completamente a cultura indígena, impedindo-a de misturar-se à européia e de deixar marcas na atual cultura latina- americana.
III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indígenas e européias, porém a imposição cultural deu-se não apenas por motivos religiosos, mas também para segurança e preservação dos territórios colonizados.
IV. A dominação dos povos indígenas deu-se também pela superioridade bélica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submissão dos nativos a trabalhos forçados. A invasão e a dominação cultural dos povos têm sido uma constante ao longo da história.
Estão corretas somente as afirmativas:
A - I, II, e III
B - II e IV
C - I, III e IV
D - II e III
E - I e III
(UNIRIO/RJ) Questão 16: "Nos anos 1575-1600, Potosi produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. “Outro estimulante para Potosi foi claramente a mão-de-obra barata e abundante fornecida através da mita de Toledo”. (LESLIE BETHELL. (ORG) História da América Latina: A América Latina Colonial, volume II: São Paulo: Editora da USP: Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1999, p 141)
A descrição acima reflete o caráter da exploração da mão-de-obra indígena na manutenção da produção econômica colonial, sob o regime da MITA, instaurada pelo Vice-Rei Francisco de Toledo. Podemos definir essa forma de exploração do trabalho como:
A - escravo, decorrente do recrutamento de grupos indígenas que pagavam tributos coletivamente, ficando sob a guarda do colonizador que se encarregava da obrigação de instruí-los na fé católica;
B - forçado, de origem incaica, funcionando através de recrutamento por sorteio em suas comunidades e direcionado especialmente para as atividades intensificadas nas minerações;
C - servil indígena, hereditário, oferecendo à Coroa espanhola impostos em troca de benefícios individuais, tais como concessão de títulos de nobreza e doação de terras para a agricultura;
D - individual e vitalício, recrutando mediante especialização e capacitação, produzindo uma elite trabalhadora altamente remunerada e distanciada da maioria dos outros trabalhadores locais;
E - trabalho livre e voluntário, adotado pela Coroa espanhola para mobilizar grandes contingentes de desempregados que se associaram aos espanhóis e, com o passar dos anos, os sucederam como dirigentes.
(UNESP/SP) Questão 17: Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos [da América]; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
(Michel de Montaigne, Ensaios, 1580-1588) O trecho apresentado permite concluir que:
A - a opinião do autor expressa a interpretação elaborada pelo Concílio de Trento, responsável pela Contra-Reforma;
B - pensadores europeus deram-se conta da relatividade dos valores, hábitos e costumes vigentes em diferentes sociedades;
C - a expansão marítima propiciou fecundo contato entre povos e culturas, com benefícios iguais para todos os envolvidos;
D - o conhecimento de outras regiões do globo colaborou para reafirmar a versão bíblica
da criação;
E - os primeiros europeus que chegaram à América, sob influência do Iluminismo, respeitaram a diversidade cultural.
(PUC-RIO) Questão 18: As alternativas abaixo apresentam características comuns às experiências colonizadoras portuguesa e espanhola na América entre os séculos XVI e XVIII, com exceção de:
A - predominância de relações de trabalho compulsórias;
B - proibição à prática das religiões protestantes;
C - vigência do exclusivo comercial;
D - caráter profundamente excludente da estrutura social;
E - inexistência de instituições universitárias de ensino.
(UEL/PR) Questão 19: A política dominante nas colônias inglesas na América do Norte foi marcada, dentre outros fatores:
A - pelo extermínio sistemático das tribos indígenas;
B - pelo monopólio da produção de alimentos para exportação;
C - pelo uso generalizado de mão-de-obra assalariada;
D - pela exploração em larga escala de metais preciosos;
E - pela ocupação exclusiva das regiões interioranas.
(UFSC/SC) Questão 20: A colonização na América Espanhola se caracterizou pela existência de várias formas de trabalho compulsório, entre elas:
I. a escravidão do negro africano, largamente utilizada nas unidades produtoras de metais preciosos;
II. o repartimiento que concedia ao colonizador espanhol o domínio sobre os nativos em troca de reparti-los entre as diversas igrejas na América;
III. a encomienda, que concedia ao colonizador o controle dos nativos para que eles trabalhassem em suas propriedades;
IV. a mita, que obrigava as aldeias indígenas a enviarem trabalhadores para o serviço nas minas.
Estão corretas:
A - I e II apenas;
B - II e III apenas;
C - III e IV apenas;
D - I, III e IV apenas;
E - I, II, III e IV.
GABARITO: questão 1: A - questão 2: C - questão 3: D - questão 4: D - questão 5: E - questão 6: A - questão 7: A - questão 8: C - questão 9: D - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: A - questão 13: C - questão 14: E - questão 15: C - questão 16: B - questão 17: B - questão 18: E - questão 19: A - questão 20: C
3-(UFMG)Leia estes trechos de documentos relacionados ao Brasil Colonial, atentando para os processos históricos a que se referem:
I - ... a grande constância de outros, desprezando as inclemências do tempo, desatendendo ao trabalho das marchas, vencendo os descômodos da vida, e perdendo o temor aos assaltos, continuavam a cortar bosques, a abrir caminhos, a penetrar sertões, a combater com o gentio bárbaro, fazendo a muitos e algumas mulheres prisioneiros...
II - ... quem vir na escuridão da noite aquelas fornalhas tremendas, perpetuamente ardentes; as labaredas que estão saindo a borbotões de cada uma pelas duas bocas, ou ventas, por onde respiram o incêndio; os etíopes, ou cíclopes, banhados em suor tão negros como robustos que subministram a grossa e dura matéria ao fogo [...] não poderá duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesúvios, que é uma semelhança de inferno.
III - Ali ignora-se o uso da verruma, o método de conhecer o interior e as diversas camadas de terras: as ciências naturais, a mineralogia, a química, o conhecimento da mecânica, das leis do movimento e da gravidade dos corpos, tudo está ali muito na sua infância; das máquinas hidráulicas apenas se conhece ainda muito imperfeita, a que, pela sua figura e construção, chamam rosário...
IV - ... o conde enriqueceu e ornou com edifícios vilas e cidades. Construiu pontes e palácios para utilidade e beleza. Erigiu, em parte por sua munificência, um templo para a piedade e para o serviço divino. Teve consigo e favoreceu, na paz e na guerra, os mais eminentes artistas [...] para que eles mostrassem, vencidos, [...] os lugares, as terras e as cidades que ele próprio vencesse.
Os trechos I, II, III e IV fazem referência, respectivamente,
a) à ação dos quilombolas, aos motins coloniais, às atividades agrícolas indígenas e à construção da cidade de Salvador.
b) à pecuária, ao batuque dos negros, à arte naval portuguesa e à transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro.
c) ao bandeirantismo, aos engenhos de açúcar, às técnicas de mineração e à presença holandesa no nordeste açucareiro.
d) ao tráfico negreiro, aos rituais indígenas, às moendas de açúcar e à urbanização das vilas das Minas Gerais.
13-(UFSCAR-SP) Sobre a economia e a sociedade do Brasil no período colonial, é correto relacionar
a) economia diversificada de subsistência, grande propriedade agrícola e mão-de-obra livre.
b) produção para o mercado interno, policultura e exploração da mão-de-obra indígena no litoral.
c) capitalismo industrial, exportação de matérias primas e exploração do trabalho escravo temporário.
d) produção de manufaturados, pequenas unidades agrícolas e exploração do trabalho servil.
e) capitalismo comercial, latifúndio monocultor exportador e exploração da mão-de-obra escrava
6- (PUC-RS)As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido
a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.
b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.
c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.
d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.
e) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus conseqüentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.
18. (PUC-SP) Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista européia, podemos afirmar:
a) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.
b) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte, foram exterminados pela colonização francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual Estados Unidos.
c) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.
d) Maias, astecas e incas, que viviam na América Central, vale do México e região andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.
e) Os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo apenas possível seu conhecimento pela arqueologia
19. (Fuvest-SP) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
e) impôs o domínio político e econômico dos criollos.
20. (FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:
a) o cacau na América portuguesa e a mineração do ouro e da prata na América espanhola.
b) a mineração na América portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.
c) a monocultura de cana-de-açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
d) a monocultura da cana-de-açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.
e) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
21. (UFRGS-RS) O fato de os astecas e incas não haverem sido eliminados ou expulsos pelos conquistadores espanhóis se deveu:
a) à existência de excedente de produção e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
b) ao respeito dos colonizadores pelas culturas desses povos.
c) aos tratados com os criollos, que regulamentavam as formas de convivência.
d) à associação com os colonizadores na exploração dos povos mais fracos.
e) à existência de ouro e prata nas regiões ocupadas por esses povos.
22. (FEI-SP) As idéias iluministas que tinham por base o culto da razão e a crença nas leis naturais:
a) eram favoráveis a uma organização estamental da sociedade.
b) propiciavam um embasamento teórico ao sistema monárquico, em qualquer uma de suas modalidades (constitucional, parlamentar ou absolutista).
c) eram contrárias à libertação das colônias da América.
d) propunham uma política econômica liberal.
e) favoreciam os princípios mercantilistas.
23. (Cesgranrio-RJ) Sobre as características da colonização européia na América, são corretas as opções a seguir, com exceção de uma. Assinale-a.
Características Colonização inglesa Colonização francesa Colonização espanhola
a) Organização da mão-de-obra indígena através da encomienda e da mita.
b) Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (Caribe).
b) Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (Caribe).
d) Organização social de base aristocrática, diferenciando chapetones e criollos.
e) Organização social favorável à miscigenação entre brancos e índios (as Treze Colônias).
10- MACKENZIE (Após a expulsão dos holandeses do Brasil, em 1654, as relações entre a colônia e a metrópole portuguesa caracterizaram-se pela:
a) prosperidade econômica, tanto da colônia como da metrópole, em função da expansão do mercado açucareiro.
b) estabilidade financeira de ambas, uma vez que não houve o pagamento de indenizações nos tratados de paz.
c) menor opressão da metrópole sobre a colônia, em virtude da extinção do pacto colonial.
d) crise econômica decorrente da concorrência do açúcar holandês das Antilhas, afetando a metrópole e a colônia.
e) superação da dependência econômica de Portugal e Brasil em relação à Inglaterra.
Resposta: D
Resolução: A expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, provocada pela Insurreição Pernambucana, em 1654, acarretou a decadência da exportação do açúcar brasileiro, devido à concorrência da região das Antilhas, a qual contou com financiamentos flamengos, atingindo os interesses econômicos dos senhores de engenho e de Portugal.
42. (Fuvest-SP) A dominação espanhola (1580-1640) provocou mudanças no império colonial português; por isso mesmo, D. João IV, que subiu ao trono com a Restauração ocorrida em 1640, teria dito que "o Brasil é a vaca leiteira de Portugal".
a) Quais mudanças do império derivaram da dominação espanhola?
b) Que relação há entre as mudanças e a idéia de que o Brasil se tornou a "vaca leiteira" de Portugal?
a) A União Ibérica foi prejudicial a Portugal, que se viu envolvido nas guerras da Espanha. A decadência econômica acelerada e o declínio político, tanto na Europa quanto na colônia, foram acentuados.
b) A decadência econômica foi enfrentada com a criação do Conselho Ultramarino (1640), responsável pela elaboração de uma nova política colonial. Tal política estabelecia o arrocho colonial, isto é, a intensificação da exploração metropolitana sobre as colônias, notada-mente o Brasil. Além disso, haveria maior presença da autoridade portuguesa nos negócios locais, levando à diminuição da autonomia, por exemplo, das câmaras brasileiras.
Em 1711, Antonil afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente"
Antonil -- Cultura e Opulência do Brasil
Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, é correto afirmar que:
a) os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras.
b) o engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente.
As fugas, os quilombos e a prática do suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão.
c) o negro só foi utilizado como mão-de-obra para a economia açucareira, não participando da mineração ou criação de gado que usaram, prioritariamente, trabalhadores livres.
d) a escravidão no Brasil se revestiu de grande tolerância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição.
e) o negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole.
Resposta B
Resolução A alternativa se explica por si mesma e, em sua primeira parte, corrobora o texto citado.
(FEI-SP) Sobre os primeiros 50 anos de ocupação do Brasil, podemos afirmar que:
I. Foi um período marcado pela exploração do pau-brasil, exploração essa realizada principalmente a partir do escambo com os indígenas.
II. Não havia um projeto sistemático de colonização por parte de Portugal, já que o comércio com as Índias era mais atraente. Nesse primeiro período, Portugal busca ocupar o território por meio da cessão de capitanias hereditárias.
III. Em 1549, com o estabelecimento do Governo-Geral, Portugal busca um controle maior e mais efetivo daquela que já havia se tornado sua colônia mais promissora, já que os negócios orientais começavam a declinar.
a) apenas I e II estão coretas
b) apenas I e III estão corretas
c) I, II e III estão corretas
d) apenas III está correta
e) apenas II está correta
2) (SANTA CASA/SP) - Baseada no escambo e nas feitorias, e essencialmente predatória, foi:
a) a economia extrativa do pau-brasil no pré-colonial
b) a perseguição do braço escravo indígena, nos fins do século XVI brasileiro
c) a estrutura escravista no Brasil
d) ciclo da cana de açúcar em São Vicente , no século XVII
e) início do plantio do café, no litoral fluminense.
3) (UFPR) Sobre as capitanias hereditárias no Brasil, totalize os valores corretos:
01) os núcleos coloniais fundados por Martim Afonso não eram suficientes para garantir a posse das terras para Portugal.
02) ofereciam vantagens aos donatários, mas os riscos da empresa ficavam por sua conta.
04) os documentos jurídicos básicos eram a Carta de Doação e o Foral.
08) não haviam sido experimentados em nenhuma colônia portuguesa antes do Brasil.
16) as únicas que prosperaram foram São Vicente e Pernambuco.
Soma 23
4) (UFPR) A instituição do Governo Geral do Brasil, por carta Régia de 7 de janeiro de 1549, com sede na Bahia de Todos os Santos, gerou profundas transformações na estrutura do sistema administrativo do Brasil, dentre as quais figuram as seguintes:
01) a arrecadação de impostos da Coroa passou a ser fiscalizada e coordenada por um provedor-mor
02) a defesa do litoral passou para a responsabilidade e comando de um capitão-mor da costa.
04) com o primeiro governador veio a primeira missão jesuítica, sob a direção de Manuel da Nóbrega, com a finalidade de cuidar das coisas espirituais.
08) governador-geral, o provedor-mor e o ouvidor-geral receberam, cada qual, o seu regimento.
16) com o governador-geral foram extintas as Capitanias Hereditárias.
Soma 15
5) (PUC) - Dentre as primeiras medidas tomadas pela Coroa Portuguesa para a ocupação do Brasil, após 1530, não podemos incluir:
a) envio da expedição de Martim Afonso de Souza.
b) a decisão de desenvolver a produção de açúcar.
c) a criação do sistema de capitanias hereditárias.
d) a expulsão dos holandeses.
e) a tentativa de transferir para particulares o custo da defesa e da colonização
6) A expedição colonizadora tinha por finalidade:
a) afastar os elementos estrangeiros e estabelecer núcleos de povoamento
b) fundar a primeira capital do Brasil e desenvolver a cana de açúcar
c) iniciar a exploração de pau brasil e fundar a primeira vila
d) fundar a primeira cidade do Brasil e iniciar a pecuária
e) todas as alternativas estão corretas.
7) (Mackenzie-SP) A divisão do Brasil em capitanias hereditárias não seria apenas a primeira tentativa oficial de colonização portuguesa na América, mas também a primeira vez que europeus transportaram um modelo civilizatório para o Novo Mundo. A esse respeito é correto afirmar que:
a) o modelo implantado era totalmente desconhecido dos portugueses e cada donatária tinha reduzidas dimensões.
b) representava uma experiência feudal em terras americanas, sem nenhum componente econômico mercantilista.
c) atraiu sobretudo a alta nobreza pelas possibilidades de lucros rápidos.
d) a coroa com sérias dívidas transferia, para os particulares, as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral.
e) o sistema de capitanias fracassou e não deixou como conseqüências a questão fundiária e a estrutura social excludente.
8) (CEFET-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:
a) minifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava;
b) latifúndio, mão-de-obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão-de-obra escrava;
d) latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.
9) (PUC/SP) - A participação ativa dos holandeses nas atividades relativas aos primeiros anos da economia açucareira do Brasil colonial, se traduziu principalmente:
a) na adoção do sistema de lavoura extensiva
b) na introdução do escravo negro como mão de obra
c) nas operações de refino e distribuição do açúcar no mercado europeu
d) na introdução de trabalhadores flamengos para a lavoura da cana e) na adoção de novas técnicas para o plantio da cana.
10) (UFMG) A respeito da economia e da sociedade no Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) no nordeste, a atividade pecuária ficou vinculada ao engenho, utilizando trabalho escravo negro e pouco contribuindo para a colonização do sertão;
b) na região das Minas, o surgimento de irmandades ou confrarias, que em geral se organizavam de acordo com linhas raciais definidas, estimulou a arte sacra barroca;
c) com o desenvolvimento da economia açucareira, as relações sociais foram adquirindo caráter aberto, favorecendo a mobilidade social de mestiços e homens brancos pobres;
d) as missões religiosas formadas pelos jesuítas visavam, através da catequese, preparar os indígenas para viverem integrados à sociedade dos brancos como mão-de-obra escrava.
11) (PUC – PR) Comparando-se os ciclos da economia colonial brasileira, é correto afirmar:
I - Os rendimentos decorrentes do ciclo do ouro, no século XVIII, foram superiores aos produzidos pelo ciclo do açúcar, até sua decadência, em função da concorrência antilhana.
II - A sociedade surgida em função do ciclo açucareiro foi mais hierarquizada e aristocrática do que aquela que teve origem no ciclo do gado, nos sertões do Nordeste ou caatinga.
III - Os investimentos iniciais na economia açucareira exigiam a aplicação de menos capitais do que o necessário para a exploração aurífera.
IV - O aumento da pecuária no Rio Grande do Sul deveu-se em grande parte à necessidade de fornecer alimentos e mulas para os transportes obrigatórios às atividades do ciclo da mineração ou do ouro.
Está correta ou estão corretas:
a) Apenas as opções I, III e IV.
b) Apenas as opções I e IV.
c) Apenas as opções II e IV.
d) Apenas as opções III e IV.
e) Apenas a opção IV.
12) (Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras, pode ser assim resumido:
a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice- Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.
13) (U.F. Uberlândia-MG) No Brasil, a sociedade que se estruturou na região das minas possuía características que a diferenciavam do restante da colônia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O ouro, os diamantes e o comércio possibilitaram a formação de uma sociedade onde a riqueza era atribuída mais eqüitativamente, não se reproduzindo ali os contrastes entre a fortuna de poucos e a pobreza da maioria.
b) A intensa miscigenação entre homens brancos e mulheres negras contribuiu para diminuir sensivelmente o preconceito racial, levando os senhores a dispensarem um tratamento humanitário aos seus escravos.
c) A arte barroca de Aleijadinho, profundamente influenciada pelos dogmas religiosos da época, foi colocada a serviço da rica elite local, traduzindo um sentimento de conformismo e aceitação da ordem social vigente.
d) Era uma sociedade urbanizada e heterogênea, formada por comerciantes, funcionários reais, artesãos, profissionais liberais e escravos, onde a riqueza proporcionada pelo ouro, diamantes e comércio estava concentrada nas mãos de poucos, contrastando com a miséria da maioria da população.
14) (UFRN) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português;
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas; contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.
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